Notícias e Informativos

Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas - Polo Sul de Minas IV

  • Fonte: Marina Gonçalves
  • Publicado em: 07/08/2017
  • Assunto: Escola do Legislativo

 

Na última quinta feira (03.08), aconteceu a Plenária Regional do Polo Sul de Minas IV do Parlamento Jovem de Minas, na Câmara Municipal de Pouso Alegre.

O evento, destinado a discutir propostas sobre o tema "Educação Política nas Escolas", reuniu cerca de 250 jovens de 15 cidades do Sul de Minas: Andradas, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Carvalhópolis, Conceição dos Ouros, Córrego Bom Jesus, Itajubá, Itanhandú, Machado, Maria da Fé, Paraisópolis, Santa Rita de Caldas, São Lourenço e Pouso Alegre.

 

 

 

 

 PROPOSTAS APROVADAS NA PLENÁRIA REGIONAL

 

SUBTEMA 01 – Educação Política e Currículo

 

Proposta 01

Implantação através da Secretaria de Estado da Educação no Estado de Minas Gerais do estudo do livro Constituição em Miúdos e da CRFB nas escolas da Rede Pública e Particular para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de forma interdisciplinar, promovendo o debate político.

 

Proposta 02

Fica instituída a Semana de Aprendizagem Cidadã (SEAC), a ser realizada semestralmente por meio de palestras, debates, apresentação de trabalhos, feiras, entre outras atividades educacionais, com os alunos do ensino fundamental II e ate o segundo ano do ensino médio de todas as escolas. O tema a ser abordado em cada ano será de responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

 

SUBTEMA 02 – Interações entre sociedade e escola na formação política dos Jovens

 

Proposta 01

 

Criar a semana “Educação para Cidadania” em todas as escolas da rede pública e privadas, com atividades de cunho sócio político em parceria com organizações da comunidade que promovam necessidades dos estudantes quanto à aprendizagem, proteção e desenvolvimento positivo, com palestras, jogos, gincanas, trazendo pais e comunidade para dentro do recinto escolar.

Proposta 02

 

Criar o projeto “Câmara na Escola” com debates informativos envolvendo profissionais qualificados como mediadores, cidadãos no geral e alunos cujo objetivo seja criar a cultura e a inclusão de pessoas como ativistas da política local para discutir o cenário político atual de forma a despertar o interesse da sociedade e dos alunos pelos assuntos de importância a coletividade.

 

SUBTEMA 03 – Educação Política dos jovens para uma gestão democrática e participativa nas escolas

 

Proposta 01

 

Implantação pela Secretaria da Educação, nas Escolas de Minas Gerais, do Projeto “Supremo Tribunal Filosófico”, modelo baseado no projeto do Prof. Eliton da Costa Rocha, que visa ampliar o espaço de debates e melhorar a prática pedagógica, o desempenho dos alunos e o gerenciamento das escolas.

 

Proposta 02

 

Apoiar a criação de ouvidorias nas escolas públicas e privadas, garantindo uma gestão mais transparente das escolas nas questões relacionadas ao caixa escolar, ao projeto político pedagógico, ao estatuto do conselho escolar e aos planejamentos escolares. As propostas serão encaminhadas ao colegiado.

 

PROPOSTA NOVA

 

Reestruturar os livros didáticos de acordo com o CBC (Conteúdo Básico Comum), acrescentando conteúdos referentes a política social sem o partidarismo.

 

PRÓXIMA ETAPA: 

 

As propostas aprovadas e priorizadas, seguirão para a Etapa Estadual, em Belo Horizonte/MG, que ocorrerá nos dias 20-22 de Setembro.