Oficina 15 do Parlamento Jovem – “Redação das Propostas”
Data: 13/06/2017
Horário: 16h00min
Local: Câmara Municipal de Conceição dos Ouros
Tema: Redação das Propostas
Número de participantes: 07
Objetivos: Os alunos foram divididos em 02 grupos para redigirem as propostas dentro de cada subtema.
Ao final, foram elaboradas as seguintes propostas:
1.Educação Política e Currículo
Proposta 01:
Inclusão, no currículo escolar do ensino médio, de aulas práticas, de no mínimo 01 (uma) vez por semestre, em que os alunos irão a regiões marginalizadas e catalogarão os problemas. Posteriormente, nas aulas de sociologia, estudarão maneiras de solucioná-los.
Proposta 02:
Introduzir obrigatoriamente em todas as escolas públicas, o estudo da Constituição Federal do 9° ano ao 3° ano do Ensino Médio.
Proposta 03:
Introdução nas escolas públicas, de encontros de formação política, para o ensino fundamental 02 e para o Ensino Médio.
Dividindo-se em duas turmas: 6° ao 8° ano, e 9° ao 3° ano do Ensino Médio.
Proposta 04:
Introduzir obrigatoriamente nas escolas públicas o ensino da política, na grade curricular, realizando-se as formações 01 (uma) vez por bimestre.
Tal formação será empregada no 9° ano e no Ensino Médio.
Proposta 05:
Inclusão do ensino religioso até o ensino fundamental I, e inserção de aulas de ensino político no ensino fundamental II, com a instrumentalização do ensino e professor especializado na área.
2. Interações entre Sociedade e Escola na formação política dos Jovens
Proposta 01:
A Escola deverá promover, aos fins de semana, eventos musicais com temas voltados a problemas sociais.
Proposta 02:
As Escolas deverão promover palestras de educação política em parceria com a Câmara Municipal.
Tais palestras deverão ser ministradas pelos Vereadores da cidade.
Proposta 03:
As Escolas deverão promover, uma vez ao mês, excursões pelos bairros da cidade, com os alunos do Ensino Médio, para coleta de informações e opiniões sobre diversos temas. Posteriormente, a Escola deverá utilizar o que foi coletado para realizar atividades, como debates.
Proposta 04:
A Escola deverá criar projetos sociais em parceria com Asilos, Escolas para crianças especiais, e demais instituições do município.
Tais projetos deverão ser desenvolvidos por alunos do 9° ano e do Ensino Médio.
Proposta 05:
A Escola, em parceria com a Secretaria da Educação do município, deverá criar um evento sócio cultural de debates.
Os temas escolhidos deverão ser de amplo conhecimento da população.
Proposta 06:
A Escola deverá criar eventos e projetos visando à melhoria de sua cidade. Estes eventos deverão contar com a participação de alunos, familiares e demais pessoas da sociedade.
Proposta 07:
A Escola realizará eventos musicais e gincanas com a participação da sociedade, em que serão realizados debates sociopolíticos, podendo ser usado o próprio ambiente escolar nos finais de semana.
3. Educação Política dos Jovens para uma Gestão democrática e participativa nas escolas
Proposta 01:
Criação, pela Secretaria da Educação, de um aplicativo em que toda a população da cidade terá acesso, e poderão publicar nele os problemas que acontecem no lugar onde moram.
Posteriormente, os alunos do 9° ano do ensino fundamental II, estudarão os problemas apresentados, em aulas separadas para essa finalidade, que serão marcadas pela direção da escola.
Proposta 02:
A Escola deverá designar um orientador para auxiliar os participantes dos grêmios estudantis nas tomadas de decisões, e na elaboração de projetos.
Proposta 03:
Criação de um fórum online, pela Secretaria da Educação, em que os integrantes possam debater diversos assuntos sociopolíticos.
O mesmo deverá ser divulgado pela Secretaria da Educação e ter como meta 3% dos estudantes de cada escola.
Proposta 04:
As reuniões do colegiado escolar, e do grêmio estudantil, deverão ser obrigatoriamente comunicadas a todos os alunos da Escola.
Também deverão ser gravadas, e posteriormente disponibilizadas em site de comum acesso.
Proposta 05:
Promover reuniões com a participação do grêmio estudantil e de toda a comunidade escolar, utilizando o próprio ambiente escolar, de modo a dar transparência nas atividades realizadas e para a realização de debates e tomada de decisões por essa associação de alunos.
Proposta 06:
A escola, em parceria com o Grêmio Estudantil, deverá promover atividades acadêmicas, como debates, palestras ou gincanas. Deverão ser convidados para participar de tais atividades, especialistas sobre os assuntos a serem tratados.